× Página Inicial A loja Nosso Estoque Banco de Pedidos Contato
ampliar

O scooter Forza sempre foi muito comentado no mercado brasileiro. Os fãs desse segmento de motocicletas, conhecem muito o modelo, que é sucesso no mercado europeu. Enfim, depois de 20 anos de vendas lá fora, enfim ele chega por aqui. Mas cobra caro por isso: R$ 47.000 (com base Distrito Federal).

Preço, cores, garantia

A Honda Forza 350 2022 chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de agosto na cor cinza metálico e preço sugerido é de R$ 47.000,00 (base Distrito Federal). A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Foi através da Forza que a marca popularizou inúmeras tecnologias como a transmissão CVT com controle eletrônico S-Matic, a chave Smart-Key e a frenagem ABS. Paralelamente a estes dispositivos, a Forza trouxe ao segmento um design evoluído, onde o aspecto estético se fundiu com a praticidade de um vão sob o banco capaz de abrigar dois capacetes e o conforto de referência, seja no uso urbano como em rodovia.

A Honda Forza que chega ao Brasil é o resultado final deste longo processo evolutivo, onde a atitude de scooter multiuso foi reforçada por um motor mais potente e moderno, que aliado a itens de praticidade e sofisticação faz dela uma nova referência entre as maxi-scooter do segmento.
 
Importada da Ásia, na planta na Tailândia, a versão da Forza trazida para o Brasil é a mais recente e se caracteriza pelo ganho de potência obtido através do aumento da capacidade cúbica em exatos 51 cm³ em relação ao modelo anterior. Mais importante do que o aumento de performance de tal atualização foi a elevação das curvas de potência e torque em conjunto, o que se traduziu em uma pilotagem muito mais confortável e segura, com o motor sempre pronto a oferecer a resposta exata ao comando do acelerador. Na parte ciclística, a Forza conta com suspensões estudadas para proporcionar eficiência e grande absorção das irregularidades da pavimentação.
 
A excelente performance, garante à Forza 350 a desenvoltura e segurança necessária em rodovia inclusive com a presença de garupa, e ambos ocupantes desfrutam de aprimorada ergonomia com o máximo de conforto, seja por conta do amplo banco em dois níveis, como pela presença do para-brisa com regulagem de altura com controle elétrico.
 
Design & aspectos práticos

A Forza 350 tem como ponto de partida de seu estilo o imponente para-brisas elétrico controlado por tecla no punho esquerdo. Com 180 mm de altura, foi concebido para oferecer excelente proteção e direcionar os fluxos aerodinâmicos à volta e por cima da cabeça do condutor e garupa, assim como reduzir o ruído do vento. A posição do para-brisas pode ser facilmente alterada oferecendo maior estabilidade e conforto na condução a alta velocidade e também para grandes distâncias. Em uso urbano o condutor pode baixar o para-brisa para usufruir de uma visibilidade mais adequada à utilização em cidade como para aumentar o fluxo de ar em dias quentes.
 
Ao associar um estilo elegante à eficiência aerodinâmica, a Forza 350 consegue misturar modernidade com esportividade. De fato, as palavras-chave da equipe de design foram "agressividade, técnica e potência"; aspectos que ficam evidentes ao observarmos o spoiler sob do farol, as carenagens laterais em forma de "Z" e demais elementos que criam uma estética forte, exclusiva e absolutamente atual.

O atento estudo aerodinâmico aliado à centralização das massas resultou em agilidade, e, para maior conforto a alta velocidade, a porção frontal da Forza 350 tem a capacidade de gerir as pressões negativas à frente do condutor, reduzindo o efeito natural do vento e assim diminuindo estresse e cansaço na pilotagem em velocidade.
 
O espaço sob o assento tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. Na parte traseira do escudo frontal, o compartimento do lado esquerdo tem tampa com chave e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, podendo receber um smartphone ou uma pequena garrafa de água. Tal compartimento é dotado de porta USB-C.
 
A iluminação da Forza 350 é full LED na dianteira e traseira.

A Smart Key da Forza 350 controla o botão da ignição e a trava do compartimento sob o assento. Com a Smart Key no bolso do condutor, abertura do banco e acionamento de ignição são ativadas automaticamente, e travadas quando o condutor se afasta.

Os piscas dianteiros e traseiros da Forza 350 têm uma nova função de sinalização de frenagens de emergência por meio da tecnologia ESS (Emergency Stop Signal). Quando o modulador do ABS detecta uma frenagem súbita, os piscas de emergência acendem a alta velocidade para alertar os outros veículos.

O painel de instrumentos conta com um velocímetro e um conta-giros analógicos, com um mostrador digital ao centro que permite três opções de visualização: 1) hodômetro totalizador, autonomia restante e consumo instantâneo; 2) hodômetro parcial, consumo médio e cronômetro; 3) temperatura ambiente e tensão da bateria.
 
Motor

O motor da Forza 350 é dotado da tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power+), na qual oferece um excelente desempenho, tanto do ponto de vista ambiental como em termos de performance global graças à adoção de tecnologias de redução do atrito, peso e vibração do motor.
 
O pico de potência deste motor de comando de válvulas simples no cabeçote -- SOHC -- de quatro válvulas, alimentado por injeção de combustível PGM-FI e com arrefecimento por líquido é de 29,2 cv a 7.500 rpm, com um torque máximo de 3,24 kgf.m a 5.250 rpm.
 
O virabrequim se destaca pela sua rigidez, necessária para a gestão da potência, aliás como todos os componentes do motor que foram projetados visando confiabilidade a longo prazo e elevada performance. Para aumentar o arrefecimento do pistão, um injetor de óleo, como o usado na CRF 450R, pulveriza lubrificante diretamente na parte de trás do pistão melhorando a combustão. A capacidade do cárter de óleo é de 1,7 litros.
 
A borboleta do sistema de injeção tem 36 mm de diâmetro, as válvulas da admissão 28 mm, o que garante a eficiência da alimentação. A caixa de ar tem 5,5 litros de capacidade, permitindo aspirar o ar com mais eficiência, utilizando um "fluxo de redemoinho" reforçado dentro do cilindro para maior consistência na queima do combustível. Os gases queimados são expelidos por uma abertura de escape em linha reta, o que melhora ainda mais a eficiência. Para reduzir a resistência dos gases de escape, o silenciador tem duas câmaras distintas. O tamanho e a posicionamento do catalisador permite um fluxo ideal, o que favorece a purificação dos gases.
 
O atrito interno é reduzido pelo desvio de 5 mm no eixo do cilindro, pela introdução de um ajuste hidráulico na corrente da distribuição e utilização de uma bomba de óleo de grande eficiência. Usada em motores de alta performance, esta bomba reduz a pressão interna do motor, diminui as perdas por bombeamento e o atrito interno de rotação. Um eixo de equilíbrio ligado ao virabrequim reduz ainda mais as vibrações e contribui para uma dirigibilidade agradável e suave.
 
A embreagem automática centrífuga aciona a transmissão V-Matic (com relações definidas para respostas rápidas a baixa velocidade e acelerações poderosas) e a transmissão final por correia V-Belt.
 
O motor da Forza 350 está equipado com o sistema Honda Selectable Torque Control -- HSTC, de controle de tração. O sistema HSTC compara a diferença entre as velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de deslizamento e depois controla o torque do motor através do sistema de injeção, visando retomar a tração na roda traseira. O sistema HSTC pode ser ligado e desligado através de um comando no punho esquerdo. Quando o sistema se ativa para gerir a tração do veículo, há um indicador "T" no mostrador digital que pisca.
 
Chassi

O quadro tubular de aço, resistente e leve, é o grande responsável pela excepcional maneabilidade da Forza 350. A distância entre eixos é de 1.510 mm, o ângulo da coluna de direção de 26,5° e o trail tem 89 mm, medidas que se traduzem em uma geometria ágil que exalta a excelência da ciclística. O radiador colocado à frente do reservatório de combustível oferece excelente capacidade de arrefecimento; a bateria situada entre o tanque e o compartimento sob o assento contribui para a centralização das massas. O peso seco é de 176 kg.

A altura do assento em relação ao solo é de 780 mm e a posição de pilotagem é natural, favorecendo a visibilidade a toda a volta. A largura do guidão é de 755 mm, a carenagem tem 580 mm de largura quando os espelhos retrovisores estão posicionados a largura total atinge 860 mm; dimensões muito compactas em se tratando de uma scooter desta categoria, e que facilita a progressão no meio do trânsito das cidades.
 
A suspensão dianteira do tipo telescópico tem curso de 100 mm e é complementada pelo par de amortecedores traseiros -- montados em braço oscilante de alumínio -- que possuem 115 mm de curso e permitem 7 níveis de regulagem na pré-carga da mola.
 
A roda dianteira de 15 polegadas de alumínio fundido conta com um pneu 120/70-15 e a roda traseira, de 14 polegadas, um pneu 140/70-14,. Tais escolhas visaram oferecer o máximo conforto, desempenho e capacidade de tração. A frenagem dianteira fica a cargo de um único disco de 256 mm, complementado atrás por outro disco de 240 mm, ambos com ABS.

 

 

Mais fotos

Clique na foto para ampliar

 

Facebook Instagram